A partir de agora, em Pau dos Ferros, as pessoas que precisarem operar o mais longo e pesado osso do corpo, o fêmur, poderão passar pela cirurgia aqui mesmo, no Hospital Cleodon Carlos de Andrade - HCCA.
O Centro de Cirurgia e Traumatologia do Complexo Hospitalar promoveu a primeira cirurgia de fêmur no último sábado (2).
“O tempo de espera pelo procedimento chegou a ser de 30 dias. Com a realização do procedimento em nosso hospital, a depender do caso clínico, o tempo médio de espera pela cirurgia poderá ser de apenas dois dias”, explica o diretor geral do HCCA, Raimundo Farias.
De acordo com Breno Pinto de Alencar, Coordenador do Centro Cirúrgico, “a previsão é que sejam ofertadas cerca de 20 cirurgias desse tipo ao mês. Até então, as demandas eram encaminhadas para realização de cirurgia em Natal”.
“Para que a oferta do procedimento fosse possível, além de estruturar o novo Centro Cirúrgico e de Traumatologia do Hospital Regional de Pau dos Ferros por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), foram contratados novos cirurgiões ortopédicos e adquiridos equipamentos específicos, como furadeiras e uma mesa cirúrgica ortopédica, bem como licitar o fornecimento de órteses e próteses e outros materiais necessários”, pontua o coordenador médico de ortopedia, Dr. Enéas Paulo Bessa Neto.
ASCOM HCCA.
Créditos da Equipe da Cirurgia:
-Médicos:
Dr. Enéas Paulo Bessa Neto
Dr. Handerson Raphael F.V. da Cruz
Dr. Adauto Luís de Paiva Fernandes
.
-Tec. Enfermagem:
Maria Franci de Souza
Nadjalene Maia da Costa
Francisco Nóbrega da Silva
.
-Enfermeiro:
Francisco Carlyelson de O. Costa
.
-Técnicos Raio X
Patricia Anacleto Fernandes
Isac Cipriano Bandeira
.
-Técnicos da CME
Leandra Lunara Queiroz Almeida
Gleidsmara Medeiros Morais
Maria do Socorro Fonseca Freitas.
—Responsável pelos equipamentos e insumos da Ortopedia
Anilson Lopes de Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário