Durante a Operação Eleições Limpas 2020, a Polícia Federal vai utilizar drones para monitorar eventuais irregularidades em mais de 100 municípios, no primeiro e o segundo turno, dias 15 e 29 de novembro, respectivamente. Além disso, a PF vai contar com um novo software para identificar pessoas responsáveis pela criação e propagação de notícias falsas.
Segundo a Polícia Federal, os drones são altamente sofisticados, com capacidade de zoom de 180 vezes e poder de alcance a uma distância de seis quilômetros, com imagem em alta resolução.
A estratégia da PF é atuar nas zonas eleitorais consideradas mais problemáticas para inibir boca de urna, compra de votos, transporte irregular de eleitores, entre outros crimes políticos..
Como combate às fake news, o Tribunal Superior Eleitoral adotou um protocolo de medidas sanitárias em acordos firmados com mais de 57 instituições públicas e privadas. Além disso, a Justiça Eleitoral conta com parcerias de agências de checagens para desmentir com a maior agilidade eventuais mentiras que visem atrapalhar o processo eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário